Ferramentas para Sobrevivência de sua Empresa

De acordo com o estudo “Sobrevivência das Empresas no Brasil“, 60% das companhias fecham em até cinco anos de operação. Isso acontece porque boa parte das pessoas começa seus empreendimentos sem o devido preparo para lidar com os desafios e sem conhecer as ferramentas de gestão de negócios capazes de auxiliar nesse processo.

Cuidar de uma empresa vai muito além de oferecer bons produtos a seus compradores. É necessário cuidar de diversas questões administrativas, legais e financeiras que demandam conhecimento, tempo, comprometimento e dedicação.

Pensando nisso, selecionamos as 5 principais ferramentas de gestão de negócios para administrar uma empresa. Confira!

1. CANVAS

O Business Model Canvas, popularmente conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico muito utilizada pelos empreendedores, que permite desenvolver modelos de negócio de forma simples e intuitiva.

O Canvas é dividido em 9 espaços, onde cada um representa uma área do seu negócio e conta com a estratégia a ser adotada pela empresa. São eles:

  • proposta de valor;
  • atividade-chave;
  • segmento de clientes;
  • relacionamento com clientes;
  • canais;
  • parcerias principais;
  • recursos principais;
  • estrutura de custos;
  • fontes de receita.

O ideal é que os campos sejam preenchidos com blocos adesivos (como post-it, por exemplo) para tornar mais fácil a manutenção e a organização das ideias durante todo o processo, permitindo incluir, modificar ou excluir dados a qualquer momento.

2. CRM

Um dos softwares mais conhecidos e utilizados para a gestão de relacionamento com o cliente é o CRM (Costumer Relationship Management). Nele você cadastra, atualiza e acompanha as informações de seus compradores atuais e potenciais.

O software fornece dados de forma simples e confiável, tornando mais fáceis tarefas como montagem de malas diretas, criação de lista de convidados para eventos. Além disso, facilita a comunicação diária com seus clientes, garantindo a confiabilidade das informações.​

3. MATRIZ BCG

A matriz BCG é uma ferramenta utilizada para a definição de estratégias relacionadas ao portfólio de produtos e/ou serviços que a empresa oferece, tomando como base fatores como a participação e taxa de crescimento no mercado em que atuam.

Ela divide os produtos da empresa em 4 tipos de fonte de lucro ou resultados:

  • estrela (stars);
  • pontos de interrogação (question marks);
  • vacas leiteiras (cash cowns);
  • abacaxis (pineapple).

Boa parte dos produtos passa pelos 4 quadrantes da matriz durante seu ciclo de vida, começando como pontos de interrogação e tornando-se estrelas.

Conforme novos concorrentes vão surgindo no mercado, eles se transformam em vacas leiteiras e, posteriormente, em abacaxis.

4. ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) — ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial — é um software que auxilia na emissão de documentos fiscais, automatizando os processos e integrando atividades como as de finanças, vendas, contabilidade, compras, estoque, produção, logística e recursos humanos. ​

Na gestão de negócios, é essencial ter sempre à disposição dos órgãos competentes todos os documentos atualizados, como balanços e relatórios. Dessa forma, é possível analisar os dados financeiros e estabelecer metas de acordo com o crescimento da empresa.

5. MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais são vistas como entretenimento pela maior parte dos usuários, mas elas vêm se tornando grandes aliadas dos empreendedores e ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

Esses canais de publicidade são elementos essenciais nas estratégias de marketing porque proporcionam maior visibilidade às empresas e serviços por meio de anúncios, construindo um relacionamento longo e duradouro com seus clientes.

Acabamos de ver as principais ferramentas de gestão de negócios utilizadas pelos empreendedores para administrar de forma efetiva suas empresas, conseguindo resultados ainda mais satisfatórios.