Logística para o final de ano: Dicas Fundamentais

O final do ano com todas as suas festas e confraternizações altera o comportamento do consumidor, que passa a comprar muito mais que o básico. Essa movimentação provoca um pico nas vendas em diversos segmentos do mercado como alimentos, bebidas e vestuários.

Portanto, é a época do ano mais aguardada pelo mundo do Varejo, uma vez que a lucratividade aumenta. No entanto, atender tantos pedidos exige um bom planejamento logístico, que inclui agilidade nas entregas e reposição de estoques.

Confira a seguir as seis principais ações de logística que ajudarão a sua empresa neste fim de 2019.

Busque melhorias

Não há dúvidas de que uma logística bem feita garante vantagem competitiva. Por isso, procure ter uma visão de todas as etapas do processo. Assim, criam-se processos ágeis de adaptação logística ao mercado. Analise desta forma cada ponto de aperfeiçoamento e melhoria. Uma dica importante é acabar com os processos manuais, como planilhas e cadernos.

Dimensione o estoque

Com a tendência de aumento de vendas no fim do ano, é recomendável redimensionar o estoque. Neste sentido, tenha indicadores confiáveis para dimensionar o seu portfólio de produtos. Verifique quais os itens mais buscados no mesmo período no ano anterior, que podem ser requisitados novamente.

Para o cálculo, lembre-se de que produtos parados em estoque geram gastos desnecessários. Você também pode ganhar eficiência com a otimização do espaço disponível. Para isso, elabore um bom mapeamento.

Mantenha o ponto de venda abastecido

Em tempos de demanda crescente, o nível de ruptura (que mede a falta de produtos no ponto de venda) precisa ser o mais baixo possível. Reponha os produtos nas gôndolas, quase que diariamente, de acordo com as necessidades.

Tenha assertividade no tempo de entrega

Entregas de fim de ano geralmente contam com um prazo apertado. Desta maneira, trabalhar com um integrador logístico pode ajudá-lo a planejar a distribuição em tempo real para as mais diversas regiões do país, evitando gastos desnecessários e otimizando custos.

Utilize a tecnologia a seu favor

Cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real, por meio de suportes tecnológicos de última geração. A tecnologia também pode apoiar na elaboração de um planejamento assertivo. As mais modernas ferramentas tecnológicas suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.

Contrate mão de obra eficiente

A contratação de mão de obra é um processo que envolve custos e toma bastante tempo do departamento de recursos humanos. Em busca de agilidade, muitas empresas falham na contratação de profissionais qualificados, gerando atrasos ao ter que repor profissionais. Um bom planejamento logístico passa pela seleção das pessoas certas para cada função.

Descuidar desta etapa é um erro. Afeta a cadeia logística e dificulta o cumprimento do cronograma de execução dos fluxos de serviços. Principalmente, nesse período onde ocorrem muitas contratações temporárias e em cima da hora.

Encontrar mão de obra temporária adequada para atuar nesse período, em que o mercado é mais exigente e competitivo, é a grande dificuldade dos varejistas. Neste contexto, uma das soluções do problema é contar com empresas especializadas no fornecimento de mão de obra capacitada.

A Unicargo foi Eleita 5 vezes a Melhor entre as Maiores no setor Aéreo de Cargas pela revista Transporte Moderno (Maiores & Melhores). Também eleita 3 vezes Top no Transporte Aéreo no setor Farma, em pesquisa realizada pela Weblog.

Para saber melhor sobre nossos serviços, entre em Fale Conosco. Será um prazer atendê-lo.