Riscos que Supply Chain enfrentará esse ano

Até algum tempo atrás os maiores riscos da cadeia de suprimentos eram falhas de fornecedores, volatilidade de preços de commodities e problemas com gestão de estoque.

Conforme o setor se tornou mais estratégico, os riscos se tornaram mais abrangentes e os gestores precisam agir de forma mais proativa e preventiva do que antes, para evitar riscos em vez de “apagar incêndios”. Dados da pesquisa Future of Supply Chain, da SCM World em 2017, mostram os principais desafios que a cadeia de suprimentos deverá enfrentar nos próximos anos.

Mais disputas e confrontos

Um em cada cinco profissionais da cadeia de suprimentos se considera “muito preocupado” com guerras, terrorismo ou outras ameaças geopolíticas. Em 2013, apenas 8% estavam muito preocupados sobre essas questões. A preocupação sobre como esses confrontos podem afetar as cadeias faz todo sentido, uma vez que ataques terroristas estão se transformando em assaltos de veículos, tiroteios em massa e ataques cibernéticos. Os recentes debates entre Estados Unidos e Coréia do Norte também são uma preocupação mundial. Empresários e líderes governamentais não falam abertamente sobre o assunto, mas é de se esperar que medidas preventivas estejam sendo estudadas.

Desastres naturais

As mudanças climáticas globais que presenciamos hoje têm resultado em desastres naturais cada vez mais frequentes e graves. Eles podem afetar cidades inteiras e gerar falhas totais de sistemas. Para garantir a preservação de informações, dados e processos, as empresas devem investir cada vez mais em softwares avançados do que propriamente em hardware. Medidas preventivas também incluem simulações de situações extraordinárias e a criação de planos de ação para garantir a menor perda possível.

Ataques cibernéticos

Conforme informações e até mesmo o dinheiro se tornam mais digitais, as estratégias dos criminosos cibernéticos também evoluem. Ataques cibernéticos têm se tornado cada dia mais comuns, e por esse motivo a preocupação dos líderes da cadeia de suprimentos com a segurança de dados também aumentou. Os gestores das cadeias de suprimentos precisam de recursos para desenvolver estratégias preditivas e garantir que toda a cadeia de valor da empresa não deixe de funcionar.

A Unicargo foi Eleita 5 vezes a Melhor entre as Maiores no setor Aéreo de Cargas pela revista Transporte Moderno (Maiores & Melhores). Também eleita 3 vezes Top no Transporte Aéreo no setor Farma, em pesquisa realizada pela Weblog.

Para saber melhor sobre nossos serviços, entre em Fale Conosco. Será um prazer atendê-lo.