Terceirização de Logística: Quais as vantagens

10 Agosto, 2023

Em tempos de crise econômica, a qualidade nos processos logísticos é um dos pontos que mais tem feito diferença entre o sucesso ou fracasso das empresas, visto que os gastos no setor avançaram 30%.

Quando pensada e planejada de forma estratégica, a logística é capaz de criar vantagens em relação à concorrência, aumentando a competitividade da organização. Quer saber mais? Confira os benefícios que a terceirização de logística pode trazer para a sua empresa:

O que é a terceirização de logística e como ela é aplicada?

Terceirizar a logística significa, basicamente, delegar as tarefas da área para uma ou mais empresas parceiras. Isso compreende, naturalmente, a distribuição dos produtos, mas também pode incluir o transporte de matéria-prima, componentes, mercadorias, entre outros.

Para que a terceirização seja aplicada com sucesso, é fundamental que haja um compromisso mútuo entre provedor e contratante. Mais do que um fornecedor, o provedor de logística deve ser um parceiro comercial estratégico, contribuindo com sua expertise de negócio e agregando os ativos e tecnologia necessários. Além disso, deve ser altamente comprometido com prazos.

Já o contratante deve ter consciência de que seu papel não é executar o trabalho, mas sim ter a competência para acompanhar o provedor, fornecendo a ele os requisitos necessários ao cumprimento das atividades.

Vantagens da terceirização

A terceirização de logística traz vários benefícios, sendo os principais deles:

Redução de custos

Esse é, provavelmente, o principal fator pelo qual muitas empresas terceirizam sua logística. Ao delegar o trabalho a um prestador de serviço, é possível reduzir custos logísticos e, em muitos casos, até mesmo substituir os custos fixos por custos variáveis.  Assim, sua empresa só gasta quando vende, o que é extremamente positivo! Além disso, muitas vezes é possível reduzir o tamanho da folha de pagamento.

Simplificação dos processos

Otimizar os processos logísticos, economizando tempo e dinheiro, é fundamental para qualquer organização. Ao terceirizar a atuação, a empresa passa a ter um controle simplificado dos custos e trabalhos dessa atividade. Aproveitamento de know-how

Os prestadores de serviços possuem conhecimento específico na área contratada. Sua empresa pode se aproveitar disso para corrigir falhas e aprimorar diversos pontos. Além disso, os profissionais da área logística são especialistas no ramo, buscando formação profissional e atualização por meio de feiras e eventos. Aproveitamento de equipamentos

Além do know-how, os parceiros especializados em logística possuem equipamentos específicos para armazenagem e transporte de materiais. Mais uma vez, isso pode facilitar o trabalho da sua organização, reduzindo custos com aquisição e manutenção desses itens.

Aumento na qualidade do serviço

Uma das grandes vantagens de terceirizar atividades secundárias é a possibilidade de focar no seu core business, isto é, a atividade-fim da sua empresa. Esse benefício gera um ciclo virtuoso, fazendo com que a sua organização (e a equipe de gestores) tenha mais tempo para desenvolver estratégias e soluções que melhorem os serviços e produtos.

No fim das contas, esse processo se reflete no aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes, gerando mais satisfação e fidelização.

Postagens

relacionadas

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Todas as

categorias

Sustentabilidade

Gestão

Logística

Notícia

Transporte